→ Como fazer uma redação dissertativa

Você já se sentiu impotente diante da folha em branco e teve a impressão de que seus professores não te prepararam direito. Você já sentiu tristeza ao ver que deixou de fazer as últimas redações e o tema sobre o qual vai escrever é justamente aquele que você deixou de fazer? Você já teve dificuldade em começar o texto, mas quando começou escreveu sem parar e, agora, está acabando o espaço e você ainda tem de escrever a conclusão?

Este é um artigo que vai te socorrer caso tenha respondido SIM para pelo menos uma dessas perguntas que fiz. Aqui eu quero mostrar para você uma estrutura simples, porém poderosa para fazer a sua redação dissertativa. Além disso, quero te mostrar as razões pelas quais eu tenho incentivado meus leitores a conhecer os Segredos da Redação perfeita do Enem.

Como escrever uma redação dissertativa

Escrever um bom texto dissertativo leva tempo de prática e conhecimento sobre o que é realmente importante escrever na redação para impressionar e ser bem avaliado pelos corretores. Seja no Enem ou nos vestibulares, a redação dissertativa tem ganhado cada vez mais importância. É justamente para ajudar os leitores do nosso site que eu resolvi escrever este artigo que mostra o passo a passo para escrever uma boa redação dissertativa.

Saiba, em primeiro lugar que a redação não é um bicho de sete cabeças e você não precisa ser um escritor para conseguir fazer um bom texto. Mas fico curioso pra saber o que você responderia. Veja, se você perguntasse para alguém o que se deve fazer para conseguir tirar uma boa nota numa prova de Matemática, certamente responderiam que para tirar uma boa nota basta estudar e fazer exercícios.
Por que não se responde isso quando a pergunta é “como estudar redação?” Bem, isso acontece porque as pessoas costumam dar a desculpa de que não dá para estudar redação se você não sabe o tema. Isso não é verdade porque você pode até não saber qual será o tema, mas sabe exatamente qual o tipo de texto e quais os elementos que compõem cada uma das partes deste texto.

A primeira coisa que você vai fazer se quiser escrever uma boa redação dissertativa no Enem ou nos vestibulares, deve estudar a redação como se fossem três matérias diferentes.

Matéria 1: Introdução

Matéria 2: Desenvolvimento

Matéria 3: Conclusão

Veja abaixo o que cada parte do texto deve ter.

O que é a Introdução da redação?

É um parágrafo de 2 a 3 frases apenas. A gente só põe nela o básico, dizemos do que vamos falar na redação.

O que é o Desenvolvimento da redação?

Pode conter de 2 a 4 parágrafos. É nele que a gente vai argumentar, discutir o tema da redação.

O que é a Conclusão da redação?

É um parágrafo com 2, 3 ou 4 frases. É um fechamento do texto.

Bem, você poderá me dizer que isso já sabia e que não acrescentei nada de novo aos seus conhecimentos.  sabe que muita gente, às vezes até os alunos, torcem o nariz quando estamos em sala de aula e entro na discussão de alguns temas. Tratam com aparente desprezo, quando pergunto algo, sabem, na ponta da língua, a resposta, mas… Em situações em que são provados e que precisam aplicar o conhecimento na resolução do problema, acabam fracassando justamente porque têm a habilidade, mas não a competência para fazer. Nos textos é a mesma coisa. Alunos são capazes de reproduzir fielmente minhas lousas, as definições que os livros trazem, mas na hora de fazer o texto dizem “não sei começar”, “como monto a conclusão?”. Continuemos então.

Como é que você, na prática, vai conseguir construir a introdução, o desenvolvimento e a conclusão do texto?

Você vai fazer tudo isso respondendo algumas perguntas.

→ Confira aqui o curso de redação da Débora Ribs ←

Como construir uma dissertação corretamente

Antes de começar, veja este esquema que uso nas minhas aulas. Ele foi disponibilizado pelo Colégio Raízes.

Lindo, não? Voltemos, porém ao nosso artigo. Vou guiá-los por meio de perguntas. Vamos lá.

Faça as seguintes perguntas para criar a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:

A introdução pode ser feita a partir da seguinte pergunta em relação ao tema: “o que eu penso sobre isso?”

O desenvolvimento pode ser obtido por meio das perguntas: “como posso provar isso?”, “Quais as causas disso?”, “Quais as consequências disso?”, “Como isso acontece?”, “De que forma posso realizar isso?”.

E a pergunta da conclusão é: “Que lição pode ser tirada disso?”

A partir dessas respostas é que você vai organizar sua redação. Repare que estamos dividindo a redação antes de começá-la, isso é muito importante. Os avaliadores não enxergam a redação como um único texto fechado e compacto, eles analisam o texto por etapas, por isso que você deve se preocupar com cada uma dessas etapas, para garantir que todas estão atendendo ao que eles esperam. Não há como fazer uma boa redação de outra forma que não seja dividindo e analisando individualmente a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. Qualquer tentativa de misturar esses 3 fragmentos sem cuidado irá destruir a sua nota. Com isso em mente, podemos prosseguir.

Anote as ideias principais que servirão como argumentos

O esquema para construir essa redação se baseia nas pesquisas que fiz e na experiência em sala de aula. è bom que se diga que há muita informação na internet, mas devemos tomar cuidado porque há muita gente sem experiência e conhecimento acerca dos critérios de correção corretos no Enem, vestibulares e bancas de concursos. Dito isso, seguimos.

Antes de começar um texto, é muito útil escrever em uma folha algumas informações sobre o tema proposto. Por exemplo, digamos que o tema da redação seja “O chocolate no mundo moderno”. A primeira coisa que você deve fazer é anotar alguns fatos e argumentos que você conhece sobre chocolate. Por exemplo:

  • Chocolate em excesso faz mal
  • Existem diversos tipos de chocolate
  • A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
  • Muitas pessoas gostam de chocolate

Observe que as frases acima não são muito grandes nem muito elaboradas. Isso tem um motivo: a ideia aqui é que você coloque no papel a informação exatamente do jeito que ela veio à sua cabeça. Nesse momento, não estamos preocupados com a estrutura do texto, nem com a perfeição das frases, pois se você ficar “travado”, sem conseguir se expressar no papel, corre o risco de perder um bom argumento, além de perder muito tempo (talvez outras ideias relacionadas ao assunto sejam perdidas enquanto você tenta formular um pensamento rico e elaborado).

Então o propósito aqui é simples: coloque no papel aquilo que veio à cabeça, pois estamos apenas construindo nossos pilares. O próximo passo vai ser organizar os argumentos que criamos.

Organize cada parágrafo do texto

Observando os argumentos que escolhemos sobre chocolate, podemos notar que o último argumento que criamos ali tem uma relação direta com o penúltimo:

  • A compra e venda de chocolate movimenta muito dinheiro
  • Muitas pessoas gostam de chocolate
  • Afinal, o mercado de chocolate movimenta muito dinheiro justamente pelo fato de que muitas pessoas gostam de chocolate. Isso também motiva a criação de vários tipos diferentes de chocolate, então o segundo argumento também pode ser incluído nesse raciocínio. Já o primeiro argumento serve como um alerta. Portanto, um parágrafo para nosso texto, contendo todas essas ideias, poderia ser:

Teríamos então:

“Como muitas pessoas gostam de chocolate, o comércio desse produto movimenta muito dinheiro. Para aumentar as opções de sabores e aplicações, muitos tipos diferentes de chocolate são fabricados. No entanto, é preciso estar consciente de que chocolate em excesso faz mal”.

Observe que as frases desse parágrafo seguem uma lógica; não são apenas informações jogadas sem nexo. Essa lógica só existiu pelo fato de termos organizado as ideias que tivemos lá no início. Esse processo sempre vai ser utilizado para garantir um texto fluido e bem estruturado.

Agora sim estamos preocupados com o texto da redação, pois antes estávamos apenas preocupados em como construir argumentos para o tema. Fazer a redação é o segundo passo; primeiro você precisa colocar os argumentos no papel, como já comentamos. Esse detalhe acaba pegando muitos alunos no contrapé, pois tentar fazer uma redação do início ao fim diretamente é muito mais difícil e arriscado. Você fica sujeito a cometer muitos erros como fuga do tema, falta de coerência e conexão, etc.

Entenda as etapas de uma boa redação

Muito bem, esse foi apenas um exemplo simples para você ter uma ideia de como um parágrafo se constrói na prática. Obviamente, aqueles argumentos que criamos sobre chocolate renderiam muitas outras frases e ideias, mas nosso objetivo era apenas mostrar o conceito de criação de argumentos e elaboração do texto a partir desses argumentos.

Da mesma forma que fizemos com esse exemplo, mostraremos o que mais precisa levado em consideração.

Aprenda como fazer uma redação para gabaritar

O que você vai ver na sequencia do artigo e a minha dica mais que especial. Se você leu até aqui, mas ainda se sente travado na hora de escrever, precisa conhecer Os Segredos da Redação Perfeita do Enem, o ebook que a Débora Ribs escreveu e que vai ajudar você a tirar entre 800 e 1000 pontos. Não tem outro resultado. qualquer um que aplique o método passo a passo da Débora, mesmo que não saiba nada sobre o tema, consegue tirar uma nota alta na redação do Enem. Todos sabemos o quanto a nota da redação é importante para a composição da nota e assegurar uma boa classificação para uma vaga na faculdade.

O Missão Enem é bom?

O curso Missão Enem é minha indicação para todos os leitores e alunos que desejam dar um passo a mais para ficar mais perto da aprovação na redação do Enem. Tenho visto resultados incríveis e, inclusive, uso a metodologia da Débora para melhorar minhas aulas de redação na escola em que trabalho. Eu confesso que, quando comprei, fiquei impressionado p-ela qualidade do material da  Débora Ribs. Não estou falando apenas do layout do ebook, divertido e intuitivo para estudar, mas principalmente do conteúdo. Vejo tanta gente procurando saber qual será o tema da redação do Enem e mal sabem que o principal de tudo na redação é entender o que é pedido e como fazer o que é pedido. Tudo isso está no material do ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem.

 

 

O Missão Enem funciona?

A melhor forma de saber se algo funciona na prática e ouvindo os comentários sobre este produto. O Missão Enem é um curso específico para redação e trata do assunto com extrema competência. Os alunos têm dado testemunhos maravilhosos acerca de seus resultados e isso me deixa ainda mais feliz porque tenho visto de perto como é transformador um método que funciona e se adapta aos mais diferentes tipos de alunos. Isso reflete a capacidade que a Débora teve de adaptar o conteúdo às necessidades que os alunos têm e aos critérios pedidos pelo Enem. Quero, porém , mostrar para vocês alguns testemunhos de ex-alunos do Missão Enem e que, agora, já se alegram com as aprovações nas faculdades que escolheram.

 

 

Como Comprar o Missão Enem

O Missão Enem é um curso em formato digital e é vendido pela plataforma Eduzz. É formado pelo ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem e alguns outros materiais que mostrarei numa imagem abaixo. Para ter acesso a ele você precisa clicar em um dos botões aqui da página e preencher os seus dados para o acesso. Hoje o Missão Enem é o curso de redação mais vendido e que tem trazido melhores resultados para seus alunos.

 

Bônus do Missão Enem

Junto com o ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem você receberá o acesso a vários bônus que potencializarão seus estudos. Eu realmente quero que você acesse o site oficial para entender melhor como é que a Débora Ribs pode te ajudar a estudar mais e melhor para o Enem. dessa forma, você nunca mais terá dificuldades para escrever um bom texto dissertativo, ainda que seja para um processo seletivo a um cargo em alguma empresa em que queira trabalhar.

 

Meu bônus EXCLUSIVO para o Missão Enem

Pra você que está decidido a ser mais um aluno vencedor usando o ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem para passar na faculdade eu tenho uma surpresa. Vou liberar para aqueles que adquirirem o Missão Enem aqui pelo meu site o acesso ao meu grupo de estudos de redação. este não é um grupo oficial do Missão Enem. Lá eu compartilho os materiais que uso com meus alunos e que seleciono para melhorar as minhas aulas. Creio que apenas o acesso ao grupo já vale o que custa o curso, mas não quero usar isso para te convencer. O missão Enem não precisa disso. É isso, caso queira ter acesso ao ebook Segredos da Redação Perfeita do Enem e todos os bônus que o curso dá, e o acesso ao meu grupo exclusivo de materiais para estudar para o Enem, clique no botão abaixo.

 

Bons estudos.

→ Como fazer uma redação dissertativa
5 (100%) 2 votes

No Comments

Leave a Reply